Quem Somos.

Khandlelo - Associação para o Desenvolvimento Juvenil – é uma organização não governamental moçambicana sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica própria, dedicada a projectos sócio-educativos nacionais de ajuda ao desenvolvimento, nos sectores da Educação e Inserção Profissional, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura e Desporto, Saúde e Nutrição, Formação Humana Integral e Meio Ambiente através de atendimento a criança, adolescente, jovens em situação de risco e suas famílias.

A Khandlelo é reconhecida pelo Ministério da Justiça desde Outubro do ano 2000, como Organização Não Governamental de carácter social. A Khandlelo realiza as suas actividades sobre tutela do Ministério do Género, Criança e Acção Social através das suas direcções distritais.

  • Missão

    Promoção integral da pessoa humana através do desenvolvimento de projectos no campo social, educativo, visando em especial o apoio a crianças em situação de risco e suas famílias.

  • Visão

    Khandlelo pretende ser líder no serviço à sociedade Moçambicana, concentrando-se particularmente nas crianças e jovens desfavorecidos, nutrindo as suas capacidades e habilidades para melhorar as suas aptidões em todos os aspectos das suas vidas.

  • Valores

    Centralidade da pessoa;

    Partir do positivo;

    Fazer com;

    Subsidiariedade;

    Parceirias e redes.

Nossa equipa

POLÍTICAS DA KHANDLELO

A Khandlelo é regida por quatro políticas, nomeadamente: Código de Conduta, Política de Protecção a Criança, Política de Género e Estratégia de Implementação, Política de Tratamento de Reclamações e a Denúncias

CÓDIGO DE CONDUTA

Para a elaboração desta politica, a Khandlelo realizou pesquisa sobre o assunto, sendo que as fontes mais representativas foram a Constituição da Republica de Moçambique, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Acordo de Princípios de Conduta Ética das OSC em Moçambique. Este código apresenta alguns princípios orientadores como a Igualdade e Não Descriminação, Transparência, Honestidade, Ausência de conflitos de interesse, etc.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO A CRIANÇA

A presente política tem como objectivos:

  1. Previnir os casos de obuso de crianças;
  2. Conscientizar as crianças sobre os seus direitos e o seu papel na protecção;
  3. Informar as crianças, funcionários, comunidade e parceiros acerca da política de protecção a criança e seus procedimentos (consciencialização, prevenção, notificação e resposta).
  4. Encorajar os funcionários directamente envolvidos com as crianças a aplicarem as competências necessárias para contribuir para o desenvolvimento e proteção de cada criança;
  5. Garantir que os funcionários tenham condições de trabalho necessárias para o desenvolvimento e proteção da criança;
  6. Estimular debates abertos e honestos acerca do abuso de menores em reuniões e em todos os projectos;
  7. Por em pratica canais de notificação justos, seguros, e transparentes em todos os tipos de programas que garantam que os direitos dos parceiros (crianças. Pais, funcionários são ouvidos);
  8. Formar uma rede activa de protecção para que todas as crianças e adultos na nossa organização estejam seguros e protegidos;
  9. Em todas as associações membros, funcionários desenvolvem esforços em conjunto pela protecção das crianças.

POLÍTICA DE GÉNERO E ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Para a elaboração desta Política, a KHANDLELO realizou pesquisa sobre a matéria, sendo as fontes mais representativas a Constituição da República de Moçambique, a Política de Género e Estratégia da sua Implementação do Governo de Moçambique, o Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento, a Agenda 2030 das Nações Unidas e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o objectivo de promover uma cultura organizacional que encoraja e apoia a integração da justiça de género na liderança e gestão da KHANDLELO a todos os níveis bem como promover a integração da justiça de género no desenho e implementação de Planos, Actividades e Estratégias da KHANDLELO.

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS DA KHANDLELO

A política de Tratamento de Reclamações e Denúncias da Khandlelo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente e transparente das actividades realizadas na Khandlelo.

Com a implementação da PTRDK garantimos que as pessoas que atendemos e acompanhamos, comunidade, parceiros, colaboradores e beneficiários sejam capazes de comunicar quaisquer deficiências, preocupações ou má conduta percebidas, por meio de canais apropriados,seguros, acessíveis e confidenciais.

A Política de Tratamento de Reclamações e Denúncias desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho saudável, justo e transparente. Ela não apenas estabelece diretrizes claras para lidar com questões críticas levantadas por nossos colaboradores, beneficiários, clientes e partes interessadas, mas também reforça nosso compromisso com a escuta ativa, a imparcialidade e a resolução eficaz de conflitos reportados.

Este mecanismo permite à Khandlelo fechar totalmente o círculo de prestação de contas, identificando potenciais lacunas e deficiências em sua entrega e relacionamento com as pessoas que atende.

Redes

Financiadores e Parceiros